domingo, 1 de maio de 2016

Retenção Hídrica - Retenção de Líquido



Retenção hídrica - Retenção de Líoquido

A retenção hídrica é um acúmulo anormal de líquidos entre as células que, normalmente, é eliminado pela urina.
A retenção hídrica pode ser bem vinda em período off season, pois a mesma pode criar um ambiente favorável para o crescimento muscular porém, é uma das maiores preocupações de atletas mais técnicos do bodybuilding e até mesmo daqueles que desejam se apresentar em melhor shape na praia. A questão é remover o excesso de líquido subcutâneo, mas também manter as células musculares devidamente hidratadas, afinal mais de 70% do volume muscular é composto por água. A compreensão dos mecanismos de armazenagem hídrica é fundamental para sua devida manipulação. Mas é muito importante lembrar que retenção hídrica é uma coisa e tecido adiposo sobrante embaixo da pele é outra, portanto é fundamental definir isto, pois tem muito gordo andando por ai mencionando que esta apenas retido.


Os líquidos no nosso organismo são armazenados basicamente em três diferentes compartimentos:

1. Sangue
2. Líquido intracelular
3. Líquido extracelular

Os compartimentos acima mencionados tendem a distribuir a água entre eles, ou seja, se você remover água de um compartimento, outro tenderá a doar sua água para aquele que perdeu para a manutenção do equilíbrio, também conhecido como homeostase, um processo necessário para a manutenção da vida.

O princípio de remoção da água extracelular, também conhecida como subcutânea, inicia-se através da remoção do líquido sangüíneo e fia-se no processo em que outros compartimentos doarão sua água ao sangue para manter o equilíbrio, resultando em menos água nos outros compartimentos.

Agora, se você remove água do sangue, seja lá qual for o meio, o primeiro compartimento a doar água é o subcutâneo, o que parece ideal. Entretanto, como existe um equilíbrio entre todos os compartimentos, é lógico que removendo muita água do sangue, exigirá que muita água subcutânea também seja doada e com isto, água intracelular também será sacrificada para garantir o equilíbrio.

A última situação não é desejável, pois como já mencionado, mais de 70% da nossa massa muscular é formada por água, e desidratação intracelular pode fazer com que a musculatura murche como um balão que se fura. Isto é outro fato muito comum em nossas competições, quando atletas mal informados adotam meios exagerados e muito arriscados para a perda de líquido subcutâneo.

Cuidado com o consumo de alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, fast food, conservas, carnes salgadas etc. O sódio faz o corpo reter líquido;

 
Reduza o consumo de sal, opte por temperos naturais e sal LIGHT. O sal rosa do Himalaia é outra ótima opção;

Beba mais água. Acredite ou não, a ingestão maior de líquidos ajuda a eliminar o sódio – e o inchaço;



Evite carboidrato simples (como pão branco, massa branca, bolachas, doces, batata frita etc). Carboidratos são transformados em glicose e armazenados no organismo sob a forma de glicogênio para geração de energia. Para ser retida no corpo, uma molécula de água deve ligar-se a glicose. Quanto mais carboidratos armazenados você tiver, mais pesada e inchada vai se sentir.

Em breve um novo post sobre Hidratação na Musculação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário